O evento constituirá uma oportunidade de desenvolvermos conhecimentos para uma ação profissional em benefício da sociedade, reconhecendo que todo profissional, e em especial o pedagogo, não está isolado do contexto global, e como parte da comunidade precisa estar sensível às necessidades dos diferentes espaços sociais.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
I SEMINÁRIO SOBRE ASILOS E ORFANATOS
O evento constituirá uma oportunidade de desenvolvermos conhecimentos para uma ação profissional em benefício da sociedade, reconhecendo que todo profissional, e em especial o pedagogo, não está isolado do contexto global, e como parte da comunidade precisa estar sensível às necessidades dos diferentes espaços sociais.
sábado, 30 de outubro de 2010
III LAVAGEM DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
sábado, 10 de julho de 2010
BLOG, A NOVA MIDIA: PERSPECTIVAS PARA SEU USO NAS PRÁTICAS DO NOVO LETRAMENTO
Lorena Bárbara da R. Ribeiro[1]
Marcus Vinicius Brandão [2]
Patrícia Nicolau Magris[3]
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Novas Mídias, Letramento, Novo Letramento.
1 Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I (DEDCI).
2 Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I (DEDCI).
3 (Mestre) Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus I - Salvador-Ba. Orientadora dos discentes.
Artigo completo
segunda-feira, 22 de março de 2010
I Jornada Pedagógica do Ensino de Graduação - UNEB
"EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE"
A I Jornada Pedagógica oferece entretenimento cultural, palestras, cursos e oficinas que tratam de temáticas relevantes ao contexto educacional com o objetivo de fortalecer e ampliar os laços entre a tríade que sustenta esta Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. É mais uma atividade que articula a comunidade acadêmica, graduação e pós-graduação, comunidade do entorno e a sociedade como um todo.
As inscrições gratuitas serão realizadas:
No Site: http://www.jornadauneb2010.blogspot.com/
No Departamento de Educação – UNEB
Para maiores informações:
jornadauneb@gmail.com
sabercoletivoblog@gmail.com
quinta-feira, 11 de março de 2010
Concepções de Infância - Um Breve Histórico*
terça-feira, 2 de março de 2010
Palestra: "A atuação do pedagogo na escola e na empresa"
A iniciativa de organizar essa palestra, surgiu do interesse, enquanto pedagogas, de conhecer outros espaços de atuação, e a relação desses – espaços - com o trabalho tão comum, em escolas.
Palestrante: Profª Ms. Patrícia Magris
Organização: Lorena Bárbara Ribeiro e Suzane Santana Silva (estudantes de Pedagogia da UNEB)
Data: 11/03/2010
Horário: 15h00 às 17h00
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
VER E OLHAR: EXISTE DIFERENÇA?
Ao perguntar a alguém se existe alguma diferença entre Ver e Olhar, certamente ouviremos que não; que Ver e Olhar são sinônimos. E de fato são. Entretanto, mesmo sendo sinônimos, existe diferença entre a ação de Ver e de Olhar.
Vivemos na era da informação, onde tudo que acontece é noticiado com muita rapidez. A quantidade de informações que nos são passadas, e também a rapidez com que são passadas, acaba não sobrando tempo para assimilação e reflexão do que aconteceu/acontece.
Ouvimos muito, mas pouco escutamos; vemos muito, mas pouco olhamos. Quando paramos para olhar algo, devemos nos despir de todo e qualquer preconceito, conceito ou pré-conceito; devemos está abertos ao que iremos presenciar, pois é através do olhar que percebemos o imperceptível.
Ver é um “olhar” frio, sem interesse, com propósito de apenas tomar conhecimento de que algo existe, mas sem necessariamente internalizar a sua existência.
Olhar, por sua vez, necessita atenção especial, um momento dedicado a aquela ação – é um compromisso, uma responsabilidade, uma contemplação-. O olhar é algo mais humano, mais caloroso, preocupado com o propósito de perceber, sentir o que acontece consigo e com o mundo a sua volta.
Pode-se dizer que o olhar é o “colocar-se no lugar do outro”, é o olhar o sensível, ponderado, interessado.
Podemos dizer ainda que entre o Ver e o Olhar existe uma relação de complementação; o Olhar complementa o Ver. Para olhar é preciso, antes, ver. O ver – aquilo que chamou atenção-, remete ao olhar – se realmente tem relevância. O olhar, pós ver, é a consideração do que foi visto. Quando algo chama atenção, passamos da simples e imediata ação do Ver, para ação do Olhar (perceber).
“É como se depois de ver fosse necessário olhar, para então, novamente ver. Há, assim, uma dinâmica, um movimento – podemos dizer- um ritmo em processo de olhar-ver. Ver e olhar se complementam, são dois movimentos do mesmo gesto que envolve sensibilidade e atenção.” (TIBURI, 2005)
O olhar, portanto, é perceber, é existir, é conviver; vai além da ação rela de enxergar; é a nossa condição de tolerância com o outro. O olhar perturba, angustia, instiga, prende a atenção, provoca reação e remete ao pensar.
¹ Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e Mstre e Dutora em Flosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
² Artigo originalmente publicado pelo Jornal do Margs, edição 103 (setembro/outubro). Disponivel em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=26
Lorena Bárbara Ribeiro