Lorena Bárbara da R. Ribeiro[1]
Marcus Vinicius Brandão [2]
Patrícia Nicolau Magris[3]
Blog como nova mídia digital traz consigo inúmeras possibilidades para seus usuários; agora chega a vez dos educadores explorarem seus recursos como um novo instrumento de apoio didático, pedagógico, de ensino e prática do letramento. Inserido na perspectiva das novas mídias, o letramento adquire novos formatos podendo ser considerado a partir de então como um “novo letramento”. Partindo do pressuposto que o Blog é considerado uma das maiores redes sociais de troca e compartilhamento de informações e se baseia na comunicação por escrito para sua utilização, possibilitando compreender o letramento como um conjunto de práticas sociais que usa da escrita. Por meio deste artigo pretendemos apontar as principais características encontradas em um Blog considerando seus recursos multimidiáticos e as práticas de letramento inseridas nesse contexto. Acreditamos que o ensino e aprendizagem interligados pelo Blog como ferramenta colaborativa, promove o novo letramento e as relações de troca e compartilhamento de informações interligadas na blogosfera, contribuindo de forma significativa na adesão de novas formas de linguagem e escrita do indivíduo.
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Novas Mídias, Letramento, Novo Letramento.
PALAVRAS-CHAVE: Blog, Novas Mídias, Letramento, Novo Letramento.
1 Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I (DEDCI).
2 Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I (DEDCI).
3 (Mestre) Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus I - Salvador-Ba. Orientadora dos discentes.
Artigo completo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaríssimos, só hoje tive acesso ao artigo de vocês, maravilhoso. Parabéns
ResponderExcluir