sexta-feira, 10 de julho de 2009

O QUE É ESTUDO ERRADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

A iniciativa de se criar blogues acadêmicos está crescendo. E nós vemos nisso um grande avanço. Disponibilizar produções de estudantes para o mundo, permitir que as pessoas que estão fora das Universidades tenham acesso a esses textos é uma atitude de suma importância para a difusão do conhecimento.

Nesse semestre, na disciplina 'Referenciais Teóricos Metodológicos das Ciências Sociais', tivemos a oportunidade de discutir em sala sobre Web Quest e a proposta de criarmos blogues com esse formato. Como nós já temos esse blogue, apesar de termos criado um outro para essa atividade, achamos mais interessante transferir os post's para este espaço.

Então, vocês poderão encontrar na lateral do blogue, no nosso BlogRoll, os links dos blogues criados pelas nossas colegas. Tem muita coisa interessante, textos dos mais variados temas. Vale a pena visitar!

E agora vamos ao que interessa?

A nossa primeira atividade é assistir ao vídeo da música 'Estudo Errado' de Gabriel, o pensador e dar nossa opinião sobre a seguinte pergunta:

O que é estudo errado na educação infantil?


Bom, essa questão fica para vocês também, nossos visitantes! Sintam-se a vontade, afinal, aqui a construção do saber é feita coletivamente!

8 comentários:

  1. Para mim, o estudo errado ocorre quando o aluno aceita as informações repassadas pelo professor, acomodando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola. Assim, o aluno acaba tendo o papel de memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los. A escola passa a não se preocupar com a aprendizagem significativa, prevalecendo as aulas expositivas, descontextualizadas, repassadas de forma fragmentada, pautadas nos livros didáticos, tornando-se inútris, pouco interessantes e sem significado para os alunos. Muitas vezes a escola não acompanha o aluno duarnte todas as atividades desenvolvidase os resultados são obtidos através das provas, ou seja, existe a preocupação por parte dos professores e pais em relação às notas das crianças, desconsiderado outros fatores que implicariam significativamente neste processo. Devido a isso,os alunos são levados à decoreba dos conteúdos para conseguirem uma boa nota.

    Tá bom, né??? Agora deixe eu ir curtir Meu São João que é melhor...


    Meu amores, Bonfim tá bom demaisssssS!

    E eu já encontrei a piriguete da Laís por aki, e prefiro nem comentar o que ela anda fazendo... uhaauihuishuha

    Um beijoooO

    Déa

    =***

    ResponderExcluir
  2. Estudo errado na educação infantil seria o impedimento das tantas expressões que a criança por natureza tem, e na maioria das vezes não pode demonstrá-las.
    Por muitas evzes a criança tem suas criatividades e habilidades interrompidas, porque não estão nos moldes disciplinares do colégio.
    Por esse motivo, muitos são os alunos que com o passar do tempo, não sabem mais expressar o que querem, só sabem fazer cópias.

    by: Elen Brasileiro

    ResponderExcluir
  3. Estudo errado na educação infantil seria o impedimento das tantas expressões que a criança por natureza tem, e na maioria das vezes não pode demonstrá-las.
    Por muitas vezes a criança tem suas criatividades e habilidades interrompidas, porque não estão nos moldes disciplinares do colégio.
    Por esse motivo, muitos são os alunos que com o passar do tempo, não sabem mais expressar o que querem, só sabem fazer cópias.

    by: Elen Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Penso que estudo errado na educação infantil são os "deveres de casa". Acredito que o momento de aprendizagem deve ocorrer dentro da sala de aula e que tarefas e dúvidas devem ser realizadas nesse ambiente. A criança deve reservar o turno oposto a escola para fazer aquilo que lhe proporcione prazer. Assim, a criança não fica sobrecarregada de atividades e tem um maior aproveitamento.


    GIRLENE SANTOS

    ResponderExcluir
  5. Estudo errado na educação infantil pra mim é achar que a criança vai para escola nessa idade apenas para brincar. A criança nessa fase está se desenvolvendo e até as brincadeiras que são realizadas nas escolas precisam ter uma intencionalidade. E a falta de planejamento das atividades que as crianças realizam, acaba prejudicando as mesmas. Não sou contra a criança brincar. A escola pode ser um espaço de diversão, sim. Mas muito se pode trabalhar nessa “diversão”. O aprendizado por parte das crianças fica sendo algo prazeroso e não algo chato, repetitivo, sem propósito.

    Lorena Bárbara

    ResponderExcluir
  6. O estudo errado na Educação Infantil caracteriza-se por induzir a reprodução de conhecimentos previamente elaborados,não despertando na criança a busca pela autonomia.Além de inibir a curiosidade e a criatividade,que são características consideradas de suma importância para o desenvolvimento da criança.

    Jamile Teles

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, o estudo errado na educação caracteriza-se pela busca da memorização dos conteúdos e não pelo desenvolvimento cognitivo nas crianças. Muitas escolas e creches ainda trabalham com as crianças pequenas através de livros, cartilhas, caligrafias. A criança, ao invés de ter seu movimento desenvolvido ou de poder expressar a sua criatividade aprende desde cedo a ter que ficar calada em sala, a fazer a atividade como a professora pediu, a desenhar apenas aquilo que foi designado. O fato é que elas têm a curisiodade e a criatividade tolhidas, se tornam crianças murchas e que sempre vão esperar por uma ordem de alguém... Logo na primeira infância, uma fase tão bonita e cheia de cores, onde o desejo de descoberta é tão grande, onde os professores poderiam ir pro jardim da escola mostrar de perto como as plantinhas crescem, colocar a galerinha com a mão na terra... Plantar e ver crescer, ver a natureza que as cercam, experimentar, perceber, descobrir! Uma fase onde a oralidade borbulha e elas conhecem palavras, adoram histórias, amam criar... Pena que isso tudo é desperdiçado!


    Laís Assis Sena Cerqueira

    ResponderExcluir
  8. Para mim estudar errado é a criança decorar e copiar aquilo que é proposto para se aprender.È estar na escola onde não há motivação e o aluno paasa a maior parte do tempo inerte onde os professores não conseguem interagir com os alunos.
    A própria criatividade da criança é inibida, onde ao invés de se descobrir elas terminam presas em um mundo totalmente desconhecido para o professor e só habitado pelo aluno.

    Michele Naiane Da Silva Santos

    ResponderExcluir