segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Brasil, um Pais de Todos!!

Não poderia deixar de registrar a minha opinião sobre o famoso caso da aluna da Uniban, aquela que foi hostilizada e xingada pelos estudantes da Universidade por conta de um vestido que estava usando.

Vamos remorar o acontecido.

No dia 31 de Outubro foi noticiada nos principais meios de comunicação do Brasil – e logo em seguida, no mundo-, a confusão causada por alunos da Universidade Bandeirante de São Paulo - Uniban, por conta do vestido que a também aluna, Geyse Arruda, estava usando. Os alunos alegaram que o vestido de Geyse era muito curto, e começaram a hostilizar a estudante; esta por sua vez, precisou ser escoltada por PMs, para se proteger da fúria de cerca de 700 estudantes que participavam da “movimentação”.

Relembrado o acontecido, vamos aos fatos atuais. O meu comentário é a respeito, não somente do acontecido envolvendo a aluna, como aos dois últimos comentários da Malu Fontes¹, feitos para a rádio Metrópole², sobre o caso.

Tenho que concordar com Malu a respeito da expulsão da aluna. Sem dúvida foi uma atitude injusta e preconceituosa. Ninguém pode ter o acesso à educação negado por causa de suas vestimentas.

Concordo também que acontecem situações nos ambientes educativos, seja universitário ou não, que precisam ser divulgados e discutidos com todos – refiro-me ao comentário de Malu sobre a compra de monografias, por estudantes universitários-, que são muito mais graves que um simples vestido curto.

Contudo, posso até parecer contraditória depois de tudo o que disse acima, penso que alguns valores – se é que posso chamar assim-, precisam ser revistos.

Vivemos num país livre, democrático, e muito quente! Talvez esse fato, ser quente justifique o gosto pelas roupas curtas. Não quero parecer puritana, afinal as pessoas podem se vestir do jeito que bem entenderem desde que estejam adequadas. Não convém, por exemplo, irmos à praia de calça jeans. Mas há quem, de repente, gosta ou deseja ir à praia, num domingo ensolarado, de calça jeans. O que há de mal nisso? Em minha opinião, nada.

Mas será que num ambiente acadêmico – mesmo com todos os problemas obscuros-, convém irmos tão insinuantes?

Deixando o que penso sobre o que e como devemos ou não nos vestir, é importante que não deixemos que esse acontecido seja mais um a cair no esquecimento. O que aconteceu com essa garota foi muito grave. E independente de qual tenha sido sua reação após o ocorrido, precisamos está atentos para que atitudes autoritárias como esta, tomada pela administração da Uniban, são se repita em outros seguimentos escolares. Principalmente num país como o nosso onde coisas absurdas são encaradas com naturalidades, se não por todos, mas por uma grande maioria.

E só para encerra, alguém sabe o que aconteceu com os estudantes que provocaram essa confusão, e que por muito pouco não agrediram fisicamente a aluna? NADA! Eles continuam levando suas vidinhas e freqüentando a Universidade.

E quanto à instituição? Esta voltou atrás e revogou a decisão de expulsar a aluna. Não por vontade própria – primeiro que a expulsão não deveria ter ocorrido-, mas por pressão da população e de grupos de defesa das mulheres.

Esse é o nosso Brasil, um País de TODOS!

“Será que nunca faremos
Senão confirmar
A incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos [...]
Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais[...]” (Podres Poderes, Caetano Veloso)

Noticias Relacionadas

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4095226-EI7896,00-Camara+realizara+audiencia+publica+sobre+caso+Uniban.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário