quarta-feira, 27 de abril de 2011

Casulo na Dança – Corpo, Movimento e Inclusão

Homenagem a dança em diversas linguagens artísticas

Em homenagem ao mês da dança, a Organização Perspectivas em Movimento, em parceria com o Cine Teatro Solar Boa Vista, convida a comunidade Soteropolitana a participar do “Casulo na Dança – Corpo, Movimento e Inclusão”, no próximo dia 28 de abril (quinta-feira), a partir das 15:00 h., no Teatro Solar Boa Vista (Praça Marquês de Abrantes, s/nº, Engenho Velho de Brotas / antigo Juliano Moreira, atrás da Secretaria Municipal de Educação).
O projeto conta com a direção artística de Rachel Cavalcanti e Ivana Leony e com a produção de Ninfa Cunha, reunindo 15 trabalhos entre artistas individuais e grupos representando instituições de atendimento as pessoas com deficiência que desenvolvem trabalhos artísticos em suas unidades. E, como mestres de cerimônia, marcarão presença a cantora Juliana Ribeiro e o palhaço Maracangalha. 
A proposta do Casulo consiste em apresentar a dança como forma de expressão do ser em diversas linguagens: música, poesia, pintura, percussão, contação de histórias, clown. E em suas mais variadas modalidades:  contemporâneo, ballet moderno, popular, ginástica rítmica, dança de salão, celebrando o mês da dança de forma lúdica e criativa. Para a pessoa com deficiência, a dança contribui para a melhor qualidade de vida, levando em conta aspectos físicos, sociais, mentais e emocionais, promovendo uma melhor integração com o meio social.
Durante o evento será lançado o Manifesto da Arte Inclusiva, em prol da acessibilidade nos espaços culturais do nosso Estado e, garantia de direitos dos artistas com deficiência.

Confira, abaixo, a programação do Casulo na Dança:
“Arrastão da Dança” – Instituto de Cegos da Bahia (ICB)
“Por Onde Anda Você” – Iracema Vilaronga e Fábio Martins
“Brincando de Brincar no Mundo da Fantasia” e, a cantora Rita interpretando uma música – Associação Baiana de Cegos (ABC)
“Paradigma” e, “Palhaços” – Ninfa Cunha e Déo Carvalho
“Clownsulo” – Associação Especializada François de Laval (AEFLV)
“Menino Preto” – Chico Poeta
“Dança de Salão” - Associação Sons do Silêncio (AESOS)
“Sonhos” e, “Samba da Baixa” – SESI & ESCOLA PASSOS DA DANÇA
“Homenagem a Michael Jackson” e, “A Natureza” – Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA)
“Etnias” – Espaço Via Ponte
“A Dança das Borboletas” – Jerusa Ferreira
“Tambores em Cena” – APAE Salvador
“No Ritmo do Amor” – Associação para Inclusão à Comunicação, Cultura e Arte (ARCCA)
“Posso Ver Além” – Centro de Apoio Pedagógico (CAP)
“Dancing Days” – CAPS Aristides Novis
“Ciranda dos Objetos” – ACC Acessibilidade em Trânsito Poético da Escola da Dança de UFBA.
O espetáculo ainda conta com esculturas de alunos do CEEBA, concepção de pinturas em telas produzidas durante o evento por Eduardo Santana e, alunos do CEEBA. E, os alunos do “Projeto Libras em Foco” da APADA (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos) farão todo o registro fotográfico do show.
MAIORES INFORMAÇÕES:       
  Ninfa Cunha
Contatos: (71) 3357.1824 / 8744.2378 / 8104-8844